PUBLICIDADE

IA para Todos: mulheres negras Lideram Inovação em SP

© Rawpick/Freepick

A inteligência artificial (IA) transformou o cotidiano, presente em aplicativos de estudo e ferramentas de gestão financeira. Em São Paulo, o evento Conecta PretaLab, que teve sua abertura na última terça-feira (2), está capacitando mulheres negras no uso prático da IA. Através de oficinas, debates e rodas de conversa, o evento visa demonstrar como a tecnologia pode simplificar a vida e criar oportunidades.

No Sesc Pompeia, um grupo de mulheres negras da PretaLab, iniciativa do Olabi, está ensinando outras mulheres a usar a IA em dispositivos móveis, computadores e no ambiente de trabalho. Muitas das instrutoras descobriram a tecnologia através do projeto e agora compartilham seu conhecimento. O evento é gratuito e aberto ao público.

A abertura do Conecta PretaLab contou com a mesa “Inteligência Artificial e Justiça Social”, com a participação de Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil; Mayara Ferrão, artista visual e especialista em arte e IA; e Silvana Bahia, codiretora do Olabi e referência no debate sobre tecnologia e inclusão.

Silvana Bahia enfatiza que, apesar da presença da IA no dia a dia, o acesso a essa tecnologia ainda é desigual. As ferramentas são mais acessíveis para aqueles com familiaridade digital, conexão estável e recursos para experimentar.

“No Brasil, mulheres negras, pessoas periféricas e grupos historicamente excluídos chegam depois nessa conversa. Muitas vezes, são apenas usuárias, não criadoras. O desafio é entender como a IA funciona, ter autonomia e participar das decisões sobre o futuro dessas tecnologias”, afirma Silvana.

Durante as oficinas, que ocorrerão nos dias 6 e 7 de dezembro, as facilitadoras apresentarão ferramentas de IA para montar currículos, organizar planilhas, revisar textos, criar artes para pequenos negócios, estudar para provas e planejar finanças. O projeto busca compartilhar o conhecimento de forma simples e acessível, proporcionando o primeiro contato com essas ferramentas para muitas participantes. As inscrições estão disponíveis no site do Sesc.

O Conecta PretaLab parte do princípio de que mulheres negras devem estar no centro do debate sobre inteligência artificial, tendo acesso, formação, segurança e espaço para aprender e experimentar. Silvana destaca que o projeto responde a uma demanda constante.

” mulheres que querem usar a tecnologia para facilitar a vida, impulsionar seus trabalhos, estudar e empreender, mas que nunca se viram como ‘pessoas da tecnologia'”, completa.

A IA, segundo Silvana, reflete as desigualdades do país, reproduzindo as estruturas que marcam a educação, o mercado de trabalho e o acesso à cultura.

“Se vivemos em um país onde parte da população tem dificuldade de acessar direitos básicos, não é surpresa que o acesso à tecnologia mais avançada siga a mesma lógica”, explica Silvana.

“A IA é construída a partir de dados, referências e prioridades definidas por grupos restritos, excluindo grande parte da sociedade desde o início. Quando mulheres negras, pessoas periféricas, pessoas indígenas ou com deficiência não participam da construção das tecnologias, os impactos negativos são ainda mais intensos”, conclui.

5 Dicas para aproveitar ao máximo a Inteligência Artificial:

1. Explore Ferramentas Gratuitas: Comece com plataformas gratuitas de IA para se familiarizar com as funcionalidades e entender como elas podem otimizar suas tarefas diárias.
2. Participe de Workshops e Cursos: Invista em workshops e cursos online para aprofundar seus conhecimentos e aprender técnicas avançadas de uso da IA.
3. Adapte a IA às suas Necessidades: Personalize as ferramentas de IA para que elas atendam às suas necessidades específicas, seja na criação de conteúdo, organização de dados ou automação de processos.
4. Mantenha-se Atualizado: Acompanhe as novidades e atualizações no campo da inteligência artificial para aproveitar ao máximo os recursos mais recentes e relevantes.
5. Compartilhe Conhecimento: Divida suas experiências e aprendizados sobre IA com outras pessoas, contribuindo para a democratização do acesso à tecnologia e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Fique por dentro das últimas notícias e inovações tecnológicas que impactam a Amazônia Legal e o Brasil. Acesse (https://setentrional.com) e mantenha-se informado!

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE