PUBLICIDADE

Futuro do agro e sustentabilidade debatidos em evento em roraima

G1

Especialistas e autoridades se reuniram em Boa Vista nesta quarta-feira (19) para discutir o futuro do agronegócio e as estratégias para uma produção mais sustentável. O debate, parte do projeto Expofeira na Rede, promovido pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), concentrou-se no tema “Agronegócio motor de desenvolvimento da Amazônia”.

O painel “Agro Sustentável” contou com a participação do secretário de Atração de Investimentos do estado, Aluízio Nascimento, do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima (Aprosoja), Murilo Ferrari, e de um representante da empresa Amaggi, Marcilio Rocha.

O evento, realizado no auditório da reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atraiu estudantes interessados em conhecer o cenário do agronegócio no estado. A atividade foi gravada e tem previsão de ser disponibilizada ao público no dia 28 de novembro.

Durante o debate, os especialistas abordaram diversos temas relevantes para o setor, como a verticalização do agronegócio em Roraima, a segurança energética e as oportunidades para novos investimentos, incluindo a produção de celulose solúvel.

O secretário Aluízio Nascimento destacou os esforços do estado para atrair investimentos no setor de celulose. “A gente só pode pensar em futuro após ter estabelecido condicionantes para que isso aconteça. Então, nós fizemos um roadshow aqui com as cinco maiores empresas de celulose que atuam no Brasil. A maioria está concentrada em Mato Grosso do Sul. Então, nós estamos preparando um ambiente, inclusive da parte fiscal, para que eles possam vir fazer investimentos aqui também”, afirmou.

O evento foi mediado pelo jornalista Luciano Abreu, apresentador da emissora e âncora da rádio CBN Amazônia Boa Vista, e contou com a presença do diretor da emissora em Roraima, Joel Gomes.

Segundo Joel Gomes, é importante que as fundações promovam ações de educação e interação com o público, convidando estudantes. “É um momento de grande integração do tema com a sustentabilidade e com os principais indicadores do agronegócio”, explicou.

A Fundação Rede Amazônica destaca que a Expofeira na Rede busca articular desenvolvimento, educação, cultura e tecnologia. Durante a Expoferr, o projeto promoveu visitas guiadas para jovens, com o objetivo de informar e inspirar futuros empreendedores e produtores.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE