PUBLICIDADE

Centros para Idosos na Amazônia: um Avanço com Desafios

A recente discussão sobre a instalação de centros de assistência diurna para idosos na região amazônica, embora promissora, levanta questões cruciais sobre sua viabilidade e impacto real para a população local. A proposta, que ganhou força em debates recentes, visa oferecer um espaço seguro e com atividades para a terceira idade, um segmento populacional cada vez mais presente e, muitas vezes, negligenciado em políticas públicas no Brasil, especialmente em áreas remotas como a Amazônia Legal.

A necessidade de tais centros é inegável. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para um envelhecimento acelerado da população brasileira. No Norte do Brasil, embora a proporção de idosos ainda seja menor que em outras regiões, o crescimento é expressivo, impulsionado por fatores como a redução da mortalidade e o êxodo rural que, em alguns casos, deixa famílias com menos suporte para o cuidado de seus idosos. Em cidades como Manaus (AM) e Belém (PA), o aumento da demanda por serviços de saúde e assistência social para este grupo é uma realidade palpável.

No entanto, a implementação de centros de assistência diurna na Amazônia enfrenta obstáculos logísticos e financeiros de magnitude considerável. A vasta extensão territorial, a precariedade de infraestrutura em muitas localidades, a dificuldade de acesso a transporte e a necessidade de profissionais qualificados para o cuidado geriátrico são desafios que não podem ser subestimados. Por exemplo, um centro planejado para Boa Vista (RR) pode ter dificuldades em atender idosos que residem em comunidades ribeirinhas a centenas de quilômetros de distância, exigindo soluções inovadoras e, possivelmente, mais custosas.

O financiamento é outro ponto nevrálgico. A sustentabilidade desses centros dependerá de um compromisso governamental robusto, seja em nível federal, estadual ou municipal, e de parcerias com o setor privado e organizações da sociedade civil. A alocação de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para programas de assistência ao idoso na Amazônia tem sido historicamente insuficiente para suprir as demandas crescentes. É preciso que os governos estaduais, como o do Pará (PA) e do Amazonas (AM), e os municipais, detalhem planos concretos e orçamentos específicos para que essas iniciativas saiam do papel e não se tornem apenas projetos de ocasião.

Além disso, a contextualização cultural é fundamental. Os centros de assistência diurna devem ser projetados para respeitar os costumes e as tradições locais, integrando atividades que valorizem a história e a cultura amazônica. Não se trata apenas de oferecer um local para passar o dia, mas sim de promover o bem-estar físico, mental e social dos idosos, combatendo o isolamento e a solidão, que são fatores de risco para diversas doenças. A participação ativa da comunidade e dos próprios idosos no planejamento e na gestão desses espaços é essencial para seu sucesso.

A discussão sobre centros de assistência diurna para idosos na Amazônia é, portanto, um reflexo de um debate nacional mais amplo sobre o envelhecimento da população e a necessidade de políticas públicas adaptadas às realidades regionais. Se bem planejados e executados, com recursos adequados e atenção às especificidades locais, esses centros podem representar um avanço significativo na garantia de direitos e na melhoria da qualidade de vida dos idosos na região. Contudo, a ausência de detalhes sobre fontes de financiamento, cronogramas de implementação e mecanismos de fiscalização, levanta um véu de ceticismo quanto à efetividade dessas propostas a médio e longo prazo, especialmente considerando o histórico de descontinuidade de programas sociais em governos anteriores.

Leia mais

PUBLICIDADE