PUBLICIDADE

Visita noturna mergulha na exposição sensorial ‘você já escutou a terra?’

G1

Belém se prepara para uma experiência imersiva e reflexiva na noite desta sexta-feira (14), com uma edição especial do evento “Noite no Museu”. O público terá a oportunidade de explorar a exposição “Você Já Escutou a Terra?”, guiada por Karen Worcman, diretora e fundadora do Museu da Pessoa, que divide a concepção da mostra com Ailton Krenak.

O evento, que acontecerá das 18h30 às 20h30, convida o público e a imprensa a se aprofundarem nas histórias de vida, memórias, clima e territórios brasileiros que a exposição apresenta. A mostra, uma experiência sensorial sobre a relação entre o ser humano e o planeta, está dividida em quatro módulos distintos: “Cabine Manto”, “O Manto”, “Rios de Memória” e “Fala, Museu da Pessoa”.

Cada espaço é composto por depoimentos, imagens, sons e elementos digitais coletados entre 2024 e 2025, formando um mosaico de narrativas que exploram as complexas interações entre a humanidade, o território e a ancestralidade. Um dos pontos altos da exposição é “O Manto”, uma instalação tecida com resíduos e tecidos doados por comunidades e instituições culturais de diversas regiões do Brasil. A peça central, criada em oficinas colaborativas, transforma materiais descartados em um símbolo poderoso de continuidade, cuidado e pertencimento.

Além da experiência presencial no Museu do Estado do Pará, o público pode explorar uma versão digital da mostra. A plataforma online oferece acesso a mais de 50 histórias de vida, conteúdos audiovisuais inéditos, bastidores da expedição, reflexões de Ailton Krenak e materiais educativos gratuitos, ampliando o alcance da exposição e permitindo que pessoas de todo o mundo se conectem com as narrativas apresentadas. A visita virtual está disponível no endereço escuteaterra.museudapessoa.org.

A “Noite no Museu” integra a programação cultural “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”, que também marca a chegada da 5ª Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa – Vidas Indígenas a Belém. A mostra apresenta 31 curtas-metragens criados a partir de entrevistas do acervo do museu, com destaque para produções indígenas, incluindo o curta “O Homem que enfrentou o Curupira”, da cineasta paraense Moara Tupinambá, premiado na categoria de Criadores Indígenas.

A exposição “Você Já Escutou a Terra?” faz parte da Programação Cultural do Museu da Pessoa, com patrocínio oficial da Petrobras e apoio de diversas empresas e instituições, incluindo Mercado Livre, 3M, Itaú, Pepsico, BNDES e o Museu do Estado do Pará.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE