PUBLICIDADE

Programa cnh pai d’égua impulsiona a renda e a inclusão no pará

Divulgação

O programa social CNH Pai D’égua, implementado pelo governo do Pará, tem se destacado como uma importante ferramenta de inclusão social, visando a expansão de oportunidades no mercado de trabalho e o aumento da renda de seus beneficiários.

Um diferencial do programa é que todas as carteiras emitidas são classificadas como “Exerce Atividade Remunerada” (EAR). Segundo Renata Coelho, diretora-geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o objetivo é permitir que os beneficiários utilizem o documento para melhorar sua renda, seja no emprego atual ou em uma nova ocupação como motorista.

Selton Melo, 33 anos, residente em Icoaraci, Belém, é um dos beneficiados. Motorista de aplicativo, ele corria o risco de ser descredenciado pela empresa devido à sua CNH na categoria A não possuir a autorização para atividade remunerada. Selton, que se inscreveu no programa como PcD (Pessoa com Deficiência) devido a uma escoliose, conseguiu regularizar sua situação. “Hoje, minha CNH é EAR e com ela estou conseguindo trabalhar e sustentar a minha família”, comemora. Ele planeja usar a CNH social para buscar novas oportunidades, como um concurso público ou um emprego formal.

Elisana Avelar, 22 anos, moradora de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, também viu no programa uma chance de melhorar sua renda familiar. Ela utiliza a CNH para expandir a venda de queijo produzido por sua família. “Sempre viajo para entregar encomendas e agora, habilitada, estou livre para trabalhar sem preocupação e aumentar as vendas para melhorar a renda de casa”, afirma. Elisana expressa sua gratidão pela oportunidade de ter acesso a uma carteira de motorista gratuita.

Paulo Sérgio Costa, morador de Mosqueiro, região metropolitana de Belém, inscreveu-se no CNH Pai D’égua em 2024. Após receber o documento, ele realizou o sonho de comprar uma motocicleta para trabalhar como motorista de aplicativo por conta própria. “Antigamente, eu dependia do transporte público, o que me fazia perder muito tempo. Hoje, além de eu ganhar tempo, ganho dinheiro. Esse programa transformou a minha vida para muito melhor”, relata.

Na edição de 2024, o governo estadual garantiu a emissão de 60 mil CNHs gratuitas nos 144 municípios do Pará. A iniciativa já beneficiou pessoas que buscam a primeira habilitação, a mudança de categoria ou a adição de uma nova categoria à CNH. Além dos beneficiários do edital regulamentar, o programa foi expandido para trabalhadores de Cotijuba, rodoviários e mães atípicas. O governo do estado continua a realizar a entrega das CNHs em diversas regiões do Pará.

Fonte: noticiamarajo.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE