PUBLICIDADE

Marabá (PA) Vibrante: espetáculo de Dança Encanta e Celebra A Cultura Circense

ascom

O Teatro Municipal Eduardo Abdelnor, em Marabá (PA), transformou-se em um palco de sonhos e magia com a apresentação do espetáculo de dança “Entre Sonhos e Lonas”. O evento, promovido pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), reuniu pais orgulhosos e amantes da arte para prestigiar o talento de 138 crianças e adolescentes dos projetos de dança da cidade.

A noite memorável teve início com a performance dos palhaços Leleco e Lilica, que, com suas cores vibrantes e alegria contagiante, prepararam o público para uma jornada inesquecível pelo universo circense. A dupla, interpretada pelos socioeducadores da FCCM, Iane Lilásia (Lilica) e Luís Henrique Ramos (Leleco), expressou a emoção de levar a magia do circo ao palco e de ver o teatro repleto de sorrisos e entusiasmo.

“É a coisa mais perfeita, porque a gente volta a ser criança. A gente transforma as crianças e os papais. A gente traz o circo, a magia e o colorido, então é muito, muito bom ver a nossa casa, que é o teatro e o centro cultural, cheio de gente, muito bom”, compartilhou Iane Lilásia.

Luís Henrique Ramos complementou: “É um momento espetacular e fazer parte é mais lindo ainda, né?! Fazer a alegria de todos os telespectadores que vieram assistir. Esse momento tão especial é sem igual”.

Após a abertura contagiante, as crianças e adolescentes dos projetos de dança da FCCM, representando a Praça da Juventude, o Centro Cultural Marcelo Morhy e a Casinha da FCCM, encantaram a plateia com 15 coreografias inspiradas no universo circense, embaladas por músicas clássicas e infantis. A dedicação e o talento dos jovens artistas foram evidentes em cada movimento, arrancando aplausos e suspiros da plateia.

A presidente da FCCM, Thais Carielo, expressou seu orgulho e satisfação ao ver o resultado do trabalho realizado ao longo do ano. “É um motivo de muito orgulho, de muita honra. Ver o fruto do trabalho, ao longo desse ano. Ver esse espetáculo tão organizado tão bonito. As crianças, todas arrumadas. E é muito bom a gente poder proporcionar para o povo de Marabá essa atividade que a dança tão importante para o desenvolvimento das nossas alunas, e a gente poder oferecer isso de forma gratuita para os nossos alunos”, ressaltou.

A coordenadora das atividades de dança do Centro Cultural Marcelo Morhy, Narair Renata Nascimento, destacou a alegria de trabalhar com as crianças e a dedicação delas durante os ensaios. “Sempre muito prazeroso trabalhar com criança. Elas nos trazem uma essência maravilhosa. O processo não é fácil, é de muita repetição, ensaios, muita consistência, mas elas conseguiram tirar de letra. Elas estavam ansiosas, dedicadas, esperando por esse momento. Elas conseguiram entregar tudo aquilo que foi ensaiado durante esse processo”, afirmou.

Os pais, emocionados e orgulhosos, não pouparam elogios aos filhos e à iniciativa da FCCM. Francisca Nascimento, mãe de Adriele Cristina, compartilhou: “É um sentimento muito bom. Fico muito feliz, muito feliz mesmo. É um sonho dela que está sendo realizado e eu estou vendo esse sonho dela”.

Antônio Wagner, gestor escolar e pai de Emanuelle, enfatizou a importância da cultura na formação das crianças. “Esse momento, a gente traduz em gratidão. É um momento que sentimos que o nosso filho é bem tratado. E o que eu entendo sobre cultura? Cultura é uma extensão da educação. E, assim, a criança, cresce no aspecto emocional, cognitivo, e principalmente, ela sabe se relacionar e sabe perfeitamente, o significado do amor através da arte”, declarou.

As alunas Clara Alice Ambé e Emanuelle Victória expressaram a alegria de participar do espetáculo e de aprender dança na FCCM. “No início, estava bem nervosa, mas agora que deu tudo certo, estou feliz. É maravilhoso. Eu amo dançar. Amos professores. Eu amo meus colegas”, disse Clara Alice. Emanuelle Victória completou: “Eu acho muito legal fazer balé. Já estou até no segundo ano. E minha professora é ótima”.

Com o encerramento das atividades de dança, a FCCM agora se prepara para o Natal de Luz, com apresentações nos dias 19 e 20 de dezembro. Thais Cariello adiantou que o evento contará com música, canto coral, banda, encenação, dança e um espetáculo luminotécnico inédito em Marabá. “A partir de semana que vem é 100% Natal de Luz, todos os ensaios. Inclusive, a gente vai ter apresentação de dança no Natal de Luz que é uma programação de toda a Casa da Cultura. Então, vai ter música, canto coral, banda, encenação, dança. Além de todo o espetáculo luminotécnico, com essa projeção, mapeada, que nós vamos apresentar pela primeira vez em Marabá, então a gente tá muito feliz de poder fazer isso”, destacou.

Dicas para aproveitar eventos culturais em Marabá (PA):

1. Planeje-se com antecedência: Verifique a programação cultural da cidade, os horários e locais dos eventos, e organize-se para não perder nada.
2. Convide amigos e familiares: Compartilhe a experiência com pessoas queridas e torne o momento ainda mais especial.
3. Explore a gastronomia local: Aproveite os eventos culturais para experimentar os sabores da culinária de Marabá (PA) e conhecer novos restaurantes e bares.
4. Interaja com os artistas: Converse com os artistas, faça perguntas e mostre seu apreço pelo trabalho deles.
5. Compartilhe suas experiências nas redes sociais: Use as hashtags CulturaMarabá e Setentrional para divulgar os eventos culturais da cidade e inspirar outras pessoas a participarem.

Acompanhe o portal SETENTRIONAL.COM para ficar por dentro de tudo o que acontece em Marabá (PA) e na região amazônica.

Fonte: https://maraba.pa.gov.br

Leia mais

PUBLICIDADE