PUBLICIDADE

Greta Thunberg não chegou ao Brasil para a COP 30; vídeo é antigo

G1

Um vídeo que circula nas redes sociais, alegando mostrar a chegada da ativista sueca Greta Thunberg ao Brasil para participar da COP30, é falso. A publicação, amplamente compartilhada, associa a imagem da ativista sendo recebida por um grupo de pessoas à conferência climática da ONU que está sendo realizada em Belém do Pará.

A postagem, que já acumulou mais de mil curtidas em uma rede social, inclui a legenda: “Greta Thunberg chega a Belém para participar da maior mobilização da COP30”. No entanto, a organização do evento desmentiu a presença da ativista. O vídeo mostra Thunberg sendo recebida por um grupo de pessoas em um aeroporto, onde ela estende um lenço palestino.

Apesar de o vídeo ser autêntico, ele não foi gravado no Brasil, nem tem relação com a COP30. As imagens mostram, na verdade, a chegada de Greta Thunberg ao aeroporto de Atenas, na Grécia, em 6 de outubro. A ativista havia sido deportada por Israel junto com outros ativistas. A equipe da COP30 confirmou que “É fake. Greta Thunberg não virá à COP30”.

A origem do vídeo foi rastreada por meio de análise de frames e busca reversa de imagens, revelando que ele foi publicado por diversos veículos de imprensa em outubro. As imagens mostram Greta Thunberg chegando ao aeroporto internacional de Atenas após ela e outros ativistas terem sido interceptados e deportados por Israel.

Além disso, a sinalização presente no vídeo, com a mensagem “Chegadas Extra Schengen” em grego e inglês, indica que o aeroporto não está localizado no Brasil, mas sim na Europa. O espaço Schengen é uma área composta por diversos países europeus que aboliram os controles de fronteiras internas, permitindo a livre circulação de pessoas.

Recentemente, Greta Thunberg foi vista em Portugal, onde afirmou estar a turismo, mas também a trabalho.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE