PUBLICIDADE

Startups de MT são destaque em programa de inovação e bioeconomia

Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu um encontro marcante, reunindo 80 startups que participaram da capacitação Inova Biomas – Pantanal e Cerrado. Durante os dias 1 e 2 de dezembro, os empresários, representando diversos segmentos, apresentaram suas ideias inovadoras em um “Demoday” para uma comissão avaliadora. Ao final, seis startups se destacaram por suas ações inovadoras e foco em bioeconomia, sendo reconhecidas pelo programa.

No primeiro dia do Demoday, realizado na sede do Sebrae no Goiabeiras Shopping, a produtora rural Dalva Cristiana do Nascimento, proprietária da Estância Recanto dos Sonhos, em Tangará da Serra (MT), conquistou o primeiro lugar. O amor pela vida rural, herdado de seu pai, a impulsionou a expandir sua atuação. A propriedade, antes dedicada à agricultura familiar, transformou-se em um espaço de turismo rural, integrando agroindústria familiar, atividades de lazer, circuitos pedagógicos e vivências gastronômicas, sempre com foco na sustentabilidade.

“Receber este reconhecimento por algo em que acredito demonstra que estamos no caminho certo. Desde que adquiri a propriedade, em 2014, priorizei a recuperação do solo, que estava totalmente degradado. Hoje, atuamos no turismo sustentável, mostrando que é possível utilizar e preservar o meio ambiente”, enfatiza Dalva Cristiana do Nascimento.

Parceria Estratégica para o Desenvolvimento

O programa Inova Biomas, em sua fase de tração, oferece bolsas de estímulo à inovação para as startups participantes, resultado da parceria entre o Sebrae Nacional e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), ligada ao Governo do Estado de Mato Grosso (Gov-MT). Ao todo, 80 startups dos ramos de alimentos, resíduos sólidos, audiovisual, turismo e outros foram beneficiadas pela capacitação.

O coordenador do programa de Bioeconomia, Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Nacional, Gabriel Barros, ressalta: “O Sebrae Nacional atua em colaboração com as unidades estaduais porque entendemos que a inovação e sustentabilidade são essenciais para que essas empresas cresçam de forma sustentável. Nosso compromisso é valorizar os recursos que cada região disponibiliza”.

Nesta edição do programa, 122 municípios dos Biomas Pantanal e Cerrado foram representados, incluindo Cuiabá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Alta Floresta (MT).

Vinícius Morais Paula, agente de inovação da Fapemat, destaca a importância da parceria para o desenvolvimento dos negócios no estado: “Empreender é um processo que tem muitos desafios. Por isso, a Fapemat oferece fomento para apoiar o empreendedor. Nosso propósito é impactar toda a cadeia do negócio, pois quando a empresa crescer, ela comprar mais insumos, paga mais impostos, contrata mais pessoas e aumenta a renda local, gerando um ciclo positivo”.

O gestor de inovação do Sebrae/MT, Rafael Mendes, enfatiza os resultados da capacitação, iniciada em junho de 2025: “Nos seis meses de formação, foram realizados 15 encontros, entre coletivos e presenciais, e registramos um crescimento superior a 75% do faturamento dos negócios. Finalizamos este projeto com êxito no apoio às startups”.

Dicas para Startups de Sucesso na Amazônia Legal:

1. Conheça Profundamente o Mercado Local: Entenda as necessidades e desafios específicos da região amazônica para criar soluções inovadoras e relevantes.
2. Priorize a Sustentabilidade: Desenvolva práticas e produtos que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável da região.
3. Invista em Tecnologia e Inovação: Utilize tecnologias avançadas para otimizar processos, criar novos produtos e serviços e alcançar novos mercados.
4. Busque Parcerias Estratégicas: Colabore com outras empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais para fortalecer seu negócio e expandir sua rede de contatos.
5. Aproveite os Programas de Incentivo: Fique atento aos programas de apoio e financiamento oferecidos pelo Sebrae, Fapemat e outros órgãos para startups e empresas inovadoras na Amazônia Legal.

Interessados em conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800, que funciona 24 horas, de segunda a domingo, inclusive por WhatsApp, ou procurar um dos pontos de atendimento no estado. Novas turmas do programa serão abertas no próximo ano.

Quer saber mais sobre inovação e empreendedorismo na Amazônia Legal? Acompanhe o portal SETENTRIONAL.COM e fique por dentro das últimas notícias e tendências!

Fonte: https://mt.agenciasebrae.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE