PUBLICIDADE

Mato Grosso Impulsiona turismo com o Plano Brasis

Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Mato Grosso se prepara para um salto no turismo internacional com a implementação do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil. A iniciativa, apresentada em Cuiabá nesta quarta-feira (26) pela Embratur, Sebrae e Governo de Mato Grosso, visa alinhar as ações locais com as diretrizes nacionais para a promoção turística, com um plano de ação exclusivo para o estado, garantindo que as riquezas e singularidades do Mato Grosso sejam o centro das atenções na atração de visitantes estrangeiros.

Mato Grosso, conhecido por seus três biomas ricos – Pantanal, Cerrado e Amazônia – e pelo ecossistema Araguaia, se posiciona como um destino de excelência para o ecoturismo e turismo de natureza. O Pantanal, com sua vasta concentração de vida selvagem, oferece um turismo de safári único, com a observação de onças-pintadas e diversas espécies de aves. A Chapada dos Guimarães, por sua vez, atrai com o turismo de aventura e contemplação em meio ao Cerrado, com cachoeiras, paredões de arenito e sítios arqueológicos. Além disso, o estado investe no turismo de povos originários, com o etnoturismo e o afroturismo, ampliando ainda mais a diversidade de experiências oferecidas.

Alexandre Nakagawa, gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, destacou que o Plano Brasis já está influenciando estados a modificarem suas estratégias de promoção turística. “Essa é uma ferramenta importante, construída em conjunto, que agora fica à disposição de gestores e do trade local. O estado tem ‘joias’ para a promoção turística internacional, com várias oportunidades para serem exploradas”, afirmou Nakagawa.

A descentralização é a principal inovação do Plano Brasis, valorizando a diversidade do país. Para Mato Grosso, isso significa a divulgação estratégica de seus atrativos por meio de famtours, press trips e participação em feiras internacionais. A promoção internacional também será sustentada pelo portfólio Feel Brasil, que valoriza a autenticidade e as ofertas de micro e pequenos negócios locais, que são pilares do ecoturismo mato-grossense.

O Governo do Estado, através do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), César Miranda, vê na iniciativa uma oportunidade para diversificar a economia regional e impulsionar a infraestrutura turística. “Temos investido em infraestrutura, logística e em segurança para que os turistas venham ao Mato Grosso e vivam as melhores experiências, se sintam protegidos, acolhidos e levem as melhores memórias”, disse Miranda.

Lélia Brun, diretora-superintendente do Sebrae/MT, ressaltou o potencial turístico do estado, com mais de 135 mil empresas ligadas direta e indiretamente ao setor. “A cadeia do turismo promove empregos e gera renda em suas diversas áreas de atuação, que abrangem cerca de 100 segmentos. A grande maioria destas empresas, cerca de 95%, são pequenos negócios e por isso unimos forças para promover o empreendedorismo e fortalecer o ecossistema turístico no estado”, reforçou Brun.

André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, destacou o investimento do estado em infraestrutura e o apoio do Sebrae no desenvolvimento dos pequenos negócios, visando oferecer um turismo sustentável, organizado, estruturado e que preserva suas riquezas. Maria Letícia Arruda, Secretária-Adjunta da Sedec-MT, vê o Plano Brasis como uma oportunidade concreta de diversificar a economia, fortalecer a infraestrutura turística e garantir que o fluxo de visitantes se traduza em renda e qualidade de vida para as comunidades locais.

5 Dicas para Aproveitar ao Máximo o Turismo em Mato Grosso:

1. Planeje sua viagem com antecedência: Mato Grosso oferece uma variedade enorme de atrações. Pesquise e escolha os destinos que mais te interessam, reserve acomodações e passeios com antecedência, especialmente durante a alta temporada.
2. Prepare-se para a natureza: Leve roupas leves e confortáveis, calçados adequados para trilhas e caminhadas, repelente, protetor solar e chapéu. Não se esqueça de levar água e lanches para as atividades ao ar livre.
3. Respeite o meio ambiente: Ao visitar áreas naturais, siga as orientações dos guias e preserve a fauna e a flora local. Não jogue lixo nas trilhas e evite perturbar os animais.
4. Apoie o turismo local: Hospede-se em pousadas e hotéis da região, experimente a culinária local em restaurantes familiares e compre produtos artesanais de pequenos produtores.
5. Explore a cultura local: Visite comunidades indígenas, participe de festas tradicionais e aprenda sobre a história e os costumes da região.

O Mato Grosso te espera com paisagens exuberantes, experiências únicas e muita aventura. Descubra as maravilhas desse estado e contribua para o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Setentrional.com: Conectando você com as notícias da Amazônia Legal.

Fonte: https://mt.agenciasebrae.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE