Parlamentares do PSOL do Rio de Janeiro formalizaram, nesta quinta-feira, um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja decretada a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). A solicitação surge após a divulgação, pelo site PlatôBR, de imagens que supostamente mostram o deputado em Miami, nos Estados Unidos. As imagens mostram Ramagem entrando em um condomínio na cidade americana.
Diante da situação, os deputados Pastor Henrique Vieira, Glauber Braga, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Talíria Petrone argumentam que “tudo indica” uma possível fuga de Ramagem do Brasil, justificando assim a necessidade da medida cautelar.
Alexandre Ramagem, que ocupou o cargo de diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal referente à trama golpista e atualmente recorre da decisão em liberdade.
No decorrer das investigações, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Ramagem não poderia deixar o país e ordenou a entrega de todos os seus passaportes, tanto os nacionais quanto os estrangeiros.
A suposta presença do deputado no exterior ocorre em um momento crucial, com a proximidade do desfecho do processo e a possível execução das penas de Ramagem e dos demais réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na semana anterior, a Primeira Turma do STF rejeitou os recursos apresentados pelos réus do Núcleo 1, confirmando suas condenações.
Espera-se que as defesas dos réus protocolem nos próximos dias os últimos recursos disponíveis para tentar evitar o cumprimento imediato das sentenças.
A defesa de Ramagem informou que não irá comentar o caso.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
