PUBLICIDADE

Saiba quais questões do enem 2025 foram anuladas e os motivos

© Tomaz Silva/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na quarta-feira (19), a anulação de três questões objetivas do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicadas no domingo (16). A divulgação dos gabaritos foi antecipada em um dia.

A medida foi tomada após o Inep identificar, na internet, relatos de vazamento de questões similares às que foram cobradas no Enem 2025, em uma transmissão ao vivo no Youtube realizada dias antes da aplicação do exame.

A divulgação das questões anuladas está organizada por cor do caderno de prova (amarelo, verde, azul, cinza, roxo e laranja). As provas continham as mesmas 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física), com a ordem das questões variando para evitar fraudes.

As questões anuladas são:

Amarelo (caderno 5): 115, 121 e 178
Cinza (caderno 6): 115, 118 e 172
Azul (caderno 7): 123, 132 e 174
Verde (caderno 8): 132, 135 e 168
Roxo (caderno 12): 115, 118 e 172
Laranja (caderno 11): 115, 118 e 172

A questão 115 do caderno amarelo abordava o tema de física, com foco em acústica, envolvendo o conceito de nível sonoro ou intensidade sonora e logaritmos (matemática aplicada). A questão 121 do caderno amarelo era de biologia, sobre os processos de fotossíntese. A questão 178 do caderno amarelo envolvia conceitos de álgebra e equações do segundo grau.

Após o ocorrido, o Movimento Nacional AnulaEnem está organizando manifestações em defesa da isonomia e lisura do Enem, com o objetivo de pedir a anulação da prova do Enem 2025.

O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu que as demais questões do segundo dia de provas do Enem 2025 que não foram anuladas continuam válidas. Segundo ele, o Inep anulou as três questões para garantir que ninguém fosse prejudicado, mas os outros 87 itens, a redação e todo o conteúdo elaborado e aplicado durante os dois dias de exame permanecem válidos.

De acordo com o ministro, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem divulgou as questões deste processo em transmissão ao vivo antes da segunda prova. O Inep acionou a Polícia Federal para apurar a conduta do suspeito e responsabilizar os envolvidos.

O pré-teste do Enem é uma etapa experimental e sigilosa de aplicação de novas questões antes de serem incluídas no Banco Nacional de Itens (BNI). O objetivo é coletar dados para aumentar a qualidade e precisão da prova, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE