PUBLICIDADE

Reaplicação da prova docente para casos específicos acontecerá em 30 de novembro

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND) que enfrentaram problemas logísticos em seus locais de prova no dia 26 de outubro terão uma nova chance de realizar o exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu o dia 30 de novembro para a reaplicação em situações específicas.

O edital complementar, publicado nesta semana, detalha que os interessados devem fazer suas solicitações online através do site do sistema PND, a partir desta quinta-feira (6) até as 23h59 de sábado (8), horário de Brasília.

De acordo com o documento, a reaplicação é destinada aos participantes que não puderam realizar a prova devido a problemas logísticos no dia original da aplicação.

O Inep decidiu invalidar a aplicação em nove locais específicos, após manifestação da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela logística do exame, sobre intercorrências identificadas durante a aplicação, há aproximadamente duas semanas.

Participantes dos seguintes locais, que foram impedidos de realizar a prova, estarão automaticamente inscritos na reaplicação e deverão participar para ter seu resultado divulgado:

São Luís (MA): IEMA Pleno Rio Anil
Vespasiano (MG): Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França
Santa Rita (PB): ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo
Guarujá (SP): Unaerp Guarujá
Guarulhos (SP): EE Pastor João Nunes
Santo André (SP): EE Dr.Celso Gama
São Paulo (SP): EE Brigadeiro Gavião Peixoto, Emef Antonia e Artur Begbil, EE Deputado Geraldino dos Santos.

O resultado das solicitações de reaplicação será divulgado no dia 10 de novembro, no site da PND. O Inep informa que um novo Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado no Sistema PND, contendo o número de inscrição, data, hora e local da prova, para os casos de aprovação.

A aplicação da prova está agendada para 30 de novembro. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 1º de dezembro.

O novo exame terá o mesmo nível de complexidade da prova aplicada no mês passado e adotará a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para atribuição da nota.

A prova será composta por duas partes: formação geral de todos os docentes (30 questões objetivas e uma discursiva) e componentes específicos, com 50 questões de múltipla escolha voltadas ao conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura.

A PND busca estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do país. As redes públicas de ensino poderão usar as notas da PND como mecanismo de seleção de docentes a partir de 2026.

Nesta primeira edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, e 22 secretarias estaduais de educação aderiram voluntariamente à prova.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE