Os gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, referentes ao segundo dia de provas, foram liberados nesta quarta-feira (19). O material está acessível no portal do Inep, na seção dedicada a provas e gabaritos, organizado por dia de aplicação, cor do caderno (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e tipo de caderno.
A divulgação ocorreu um dia antes do previsto, conforme havia indicado o ministro da Educação. A antecipação se deu após a identificação de relatos de questões similares às do Enem 2025 terem circulado previamente. Diante disso, o Inep optou por anular três questões da prova do domingo.
Segundo o ministro da Educação, a suspeita é que uma pessoa participante de um pré-teste do Enem teria divulgado questões em uma transmissão online. Para garantir a isonomia do processo, o Inep decidiu anular as questões. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.
O ministro garantiu que as demais 87 questões do segundo dia de provas permanecem válidas, assim como a redação.
No dia 16, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha, divididas entre ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e matemática e suas tecnologias, cada área com 45 itens.
Os cadernos de provas do segundo dia também estão disponíveis em versão adaptada para leitores de tela, para pessoas com deficiência visual. O Inep explica que, através do software NonVisual Desktop Access (NVDA), o conteúdo do material é transformado em fala, permitindo a acessibilidade. Os gabaritos e cadernos também podem ser acessados com o software Dosvox.
É importante ressaltar que o número de acertos não determina a nota final do candidato. O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as proficiências, considerando a coerência das respostas e o grau de dificuldade de cada questão.
As provas do Enem 2025 foram aplicadas em cerca de 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios nas 27 unidades da federação. Estima-se que 70% dos inscritos confirmados (4,81 milhões) participaram dos dois dias do exame em todo o país.
Candidatos que faltaram devido a doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos, assim como os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR) que tiveram a aplicação adiada, podem solicitar a reaplicação das provas nos dias 16 e 17 de dezembro. A solicitação deve ser feita na Página do Participante até as 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
