Milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se preparam para o segundo dia de provas, neste domingo, que contará com 90 questões divididas entre matemática e ciências da natureza (química, física e biologia).
Especialistas aconselham que este é o momento de pausar os estudos e focar na logística de deslocamento e preparação dos materiais necessários para o exame.
João Pedro Pinheiro Oliveira, estudante de Brasília, é um dos mais de 4,8 milhões de inscritos no exame. Ele acredita que, na reta final, não é hora de tentar aprender algo novo, mas sim de revisar macetes finais através de vídeos. João, que pretende cursar Administração, se sente confiante para o segundo dia de provas.
“Vou somente ver um vídeo ou outro que me ajude em um macete final”, exemplifica João.
Ele pretende focar nas questões mais fáceis, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) a seu favor. “Tentarei focar nas questões mais fáceis por causa da TRI, sempre começar com calma, respirando e tomando cuidado com isso”, afirma.
Sofia Biacchi Emanuelli Hardt, também estudante, pretende usar a nota do Enem para estudar fora da capital federal. Ela revisou as matérias com maior incidência no exame e dedicou um tempo para revisar fórmulas. Sofia não escolheu o curso que irá cursar, mas tem certeza que será na área de humanas.
Uma das estratégias de Sofia foi não conferir o gabarito oficial da primeira prova. “Nem corrigi a primeira prova, porque se tiver ido mal ou pior do que eu penso que eu iria para a segunda prova com pesar. Mas, estou confiante porque eu acho que eu fui bem na primeira prova e a segunda não é a que eu preciso ir melhor. Então, estou tranquila”, disse.
Samuel Ribeiro, professor de química, orienta os alunos a priorizarem o descanso antes da prova. “O candidato não deve se esquecer de descansar antes da prova para chegar menos ansioso e com a cabeça mais tranquila para fazer a prova. Nada de chegar muito afobado”, prega o professor.
No sábado, os candidatos devem separar duas canetas pretas de material transparente, o documento oficial com foto e se planejar para chegar com tranquilidade ao local de prova. É recomendável também levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso.
É importante levar lanches leves e água em garrafa transparente para se hidratar durante a prova. Sofia escolheu chocolate e sucos de uva e de laranja para ter energia.
“No domingo de manhã, estarei completamente relaxada para ir para a prova tranquila. Com caneta, documento, chocolatinho e um suco gostoso”, diz confiante.
Os portões serão fechados pontualmente às 13 horas, no horário de Brasília.
Dentro da sala de aplicação, é importante reconhecer os assuntos com os quais o candidato tem mais familiaridade. “Lembre-se de passar aquele olho geral na prova e ver quais são as questões que já sabe fazer. Isso já representa um ponto bom para se tranquilizar”, aconselha o professor Samuel Ribeiro.
Outra estratégia é priorizar as questões mais fáceis. “Nem sempre aquelas questões que o candidato sabe fazer, serão as questões também mais rápidas, Por isso, também tem que ter uma estratégia conta para isso”, complementa.
A dica final é ler atentamente as questões, buscando informações relevantes no texto.
Neste domingo, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
