PUBLICIDADE

Enem 2025: Candidatos encaram desafios em matemática e ciências da natureza

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Candidatos em todo o país enfrentam neste domingo a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas, que avaliam conhecimentos em matemática e ciências da natureza, estão sendo aplicadas em 1.805 municípios, distribuídos nas 27 unidades da Federação. Os portões dos locais de prova abriram às 12h e fecharam às 13h, seguindo o horário de Brasília.

No último domingo, durante a primeira fase do exame, a participação alcançou 73% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados, com 3,5 milhões de candidatos presentes. Aqueles que faltaram no primeiro dia têm a oportunidade de participar desta segunda etapa.

Para os candidatos que realizarão o exame em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas foram excepcionalmente agendadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nessas localidades.

As provas de hoje consistem em 45 questões de múltipla escolha em matemática e outras 45 em ciências da natureza, abrangendo química, física e biologia.

Em casos de problemas logísticos, como desastres naturais – a exemplo do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná – ou doenças infecciosas especificadas no edital, os participantes terão a oportunidade de reaplicar o exame nos dias 16 e 17 de dezembro. O período para solicitar a reaplicação será de 17 a 21 de novembro, através da Página do Participante.

A duração total do exame neste domingo é de cinco horas, com término previsto para as 18h30, seguindo o horário de Brasília. A permanência mínima permitida na sala é de duas horas, e a saída com a prova só é permitida após as 15h30.

Candidatos com tempo adicional aprovado terão 60 minutos extras para a conclusão do exame, podendo finalizá-lo até as 19h30. Aqueles que utilizarem o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão concluir até as 20h30. O Inep enfatiza que não haverá prorrogação do tempo para preenchimento do cartão-resposta ou da folha de redação.

É recomendado que os participantes levem o Cartão de Confirmação de Inscrição, embora não seja obrigatório. A caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente é o único tipo de caneta permitido para o preenchimento do cartão-resposta. A apresentação de um documento de identificação oficial com foto é obrigatória, seja em formato físico ou digital.

Para comprovar a presença no Enem 2025, os participantes podem acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante, utilizando o login e senha do portal Gov.Br. O documento, que é personalizado, deve ser impresso e entregue ao aplicador na porta da sala do exame.

Em 2025, uma das novidades é que os alunos concluintes de escola pública tiveram a inscrição pré-preenchida no sistema, visando simplificar o processo e estimular a participação. Outra novidade é que os resultados do Enem voltaram a certificar a conclusão do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que atingirem a pontuação mínima exigida. Adicionalmente, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 aceitará notas das edições de 2023, 2024 e 2025 para ingresso no ensino superior público.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE