PUBLICIDADE

Enem 2025: 70% dos inscritos completam exame

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Aproximadamente 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados compareceram aos dois domingos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No primeiro dia de exame, a abstenção foi de 27%. Em entrevista, o ministro da Educação, Camilo Santana, comparou os índices de presença de 2025 com os de anos anteriores. O balanço divulgado é preliminar, e os dados finais serão apresentados em janeiro de 2026, juntamente com os resultados individuais dos participantes.

O gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado na próxima quinta-feira (20), conforme anúncio do ministro.

Para 2026, o governo planeja utilizar o Enem como ferramenta de avaliação do ensino médio, buscando uma avaliação mais eficiente e fidedigna do desempenho dos alunos, uma vez que eles dedicam maior esforço ao exame como principal via de acesso ao ensino superior. O Inep já conduziu os estudos necessários para implementar essa mudança.

Outra novidade em estudo pelo MEC, através do Inep, é a aplicação do Enem em português nas capitais de três países do Mercosul: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai), voltado para candidatos brasileiros e estrangeiros. A aplicação seria no modelo digital e os estudos devem ser finalizados até o final de março de 2026.

Durante o segundo dia de aplicação do exame, aproximadamente 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamentos considerados inadequados. A aplicação geral do Enem 2025 transcorreu sem grandes intercorrências em todo o país. Entretanto, devido a um tiroteio no Rio de Janeiro, a prova no Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, será reaplicada no dia 17 de dezembro.

No segundo dia, os participantes responderam a questões de matemática e ciências da natureza. O exame adotou a metodologia testlet, que agrupa itens variados em torno de um mesmo texto.

O Enem 2025 foi aplicado em todas as 27 unidades da federação, em cerca de 165 mil salas de prova, equipadas com detectores de metais. Mais de 585 mil colaboradores trabalharam nos dois dias de aplicação. O Enem 2025 voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos que atendam aos requisitos de pontuação mínima, com quase 100 mil inscritos buscando essa finalidade.

Participantes que perderam um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame entre os dias 17 e 21 de novembro. A solicitação será analisada individualmente e, se deferida, a prova será reaplicada nos dias 16 e 17 de dezembro.

Em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde um tornado causou destruição generalizada, o Enem foi suspenso e a prova será reaplicada.

Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP30, o Enem será aplicado excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE