Estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia participam da edição 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo. O exame, uma avaliação do governo federal sobre a qualidade dos cursos de educação superior, é aplicado a estudantes de graduação.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova terá início às 13h30 e duração de quatro horas, encerrando-se às 17h30.
O Enade é obrigatório para todos os alunos de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia habilitados à avaliação teórica ou prática, vinculados às áreas avaliadas.
Nesta edição, o exame abrange estudantes das áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais. Para os cursos superiores de tecnologia, as áreas avaliadas incluem design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Os participantes devem consultar seus locais de prova no Sistema Enade, acessando o Portal Gov.br com CPF e senha. É imprescindível apresentar um documento oficial de identificação com foto, conforme especificado no edital. A ausência não justificada no exame impede a colação de grau.
A prova é dividida em duas partes: formação geral e componente específico de cada área. A parte de formação geral consiste em 15 questões de múltipla escolha, baseadas em princípios dos direitos humanos. O componente específico de cada área possui 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva, onde serão avaliadas a clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do candidato.
A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas está prevista para o dia 5 de dezembro e poderá ser acessada no portal do Inep.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e contribui para o monitoramento da qualidade da graduação no país. Os resultados de desempenho individuais estarão disponíveis aos estudantes no Sistema Enade, por meio do boletim de desempenho, a partir de 18 de setembro de 2026.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
