PUBLICIDADE

Teatro Iurupari apresenta auto da nascença em comunidades de Santarém

G1

O Teatro Iurupari, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), leva o espetáculo de rua “Auto da Nascença” a duas comunidades na zona rural de Santarém neste fim de semana. As apresentações gratuitas acontecem no sábado (22) e no domingo (23), oferecendo uma releitura crítica do nascimento de Jesus Cristo dentro do contexto das tradições natalinas.

Com classificação livre para todos os públicos, a peça será encenada na comunidade Boa Esperança, localizada no km 43 da Rodovia Curuá-Una (PA-370), no sábado, às 18h30. No domingo, o espetáculo será apresentado na aldeia Açaizal, no Território Indígena Munduruku, no planalto santareno, a partir das 19h.

Apresentando 40 minutos de duração, “Auto da Nascença” revisita a anunciação e o nascimento de Jesus, utilizando uma linguagem contemporânea para recontar o evento histórico. A trama acompanha a busca por um local seguro para o nascimento, entrelaçada a questionamentos sociopolíticos levantados pelas personagens. A mensagem central da peça ressalta a importância da paz e da fraternidade entre as pessoas, reforçando o caráter de auto e de teatro de rua do espetáculo.

O diretor da peça, Leandro Cazula, professor do Instituto de Ciências da Educação (Iced), descreve a produção como um “auto de Natal modernizado, com traços épicos”, que busca evidenciar a perda da ilusão diante das formas atuais de vivenciar as datas comemorativas cristãs. “A gruta passa a existir em qualquer lugar — perdido ou encontrado — no mundo”, explica Cazula.

O Teatro Iurupari revive a concepção original do espetáculo “Auto da Nascença”, idealizado pelo grupo em 2016 e 2017. A montagem é uma adaptação do texto dramatúrgico “Ilustríssimos Senhores”, dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi, escrito em 1979 e premiado no XI Concurso Nacional de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas (Inacen).

Segundo o diretor, a nova adaptação transporta o texto para a realidade santarena e amazônica, abordando questões sociais contemporâneas relacionadas às narrativas bíblicas sobre o nascimento de Jesus.

O projeto é realizado com apoio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e, além das apresentações teatrais, inclui atividades culturais como oficinas e debates cênicos em comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas de Santarém e Mojuí dos Campos.

O elenco é composto pelos atores Alessandra Mota, Amaury Caldeira, André Oliveira, Cibelle Bernardes, Eleuice Vasconcelos, Lais Cunha, Lucas Ramos, Ramon Lopes e Wendel Freitas. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem são assinados por Conce Gomes, com contribuições do grupo. A sonorização e as músicas são de Amaury Caldeira.

A circulação do espetáculo conta com o apoio da Reitoria da Ufopa, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced), além do apoio da Comunidade Boa Esperança, do Cemei Emília Silva Leal, da Igreja Cristo Bom Pastor, da Aldeia Açaizal e da Escola Indígena Wapurum-Tip.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE