PUBLICIDADE

Feriado da consciência negra: País celebra com programação cultural diversificada

© Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil, lar de mais de 112 milhões de pessoas que se identificam como pretas ou pardas, representando a maioria da população (55,5%), comemora nesta quinta-feira o Dia da Consciência Negra com uma extensa agenda de eventos culturais e manifestações em todo o território nacional.

Em Alagoas, na Serra da Barriga, União dos Palmares, a celebração dos 330 anos de imortalidade do Quilombo dos Palmares é marcada por apresentações artísticas e homenagens aos ancestrais. O local, que por quase um século abrigou o maior quilombo do país, símbolo da resistência negra, recebe cortejos, apresentações musicais, grupos afro, batalhas de hip hop, maracatus e rodas de capoeira.

Salvador, na Bahia, sedia a 46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares. A caminhada, que tem início às 14h na Praça Campo Grande, percorrerá quatro quilômetros, homenageando este ano os 90 anos de Lélia Gonzalez e o centenário de Frantz Fanon, figuras centrais no pensamento antirracista.

Na capital maranhense, São Luís, o inédito projeto Coral Negro fará sua estreia. O espetáculo, que combina música erudita, canto ancestral de matriz africana e performance, terá apresentação gratuita a partir das 19h na Praça das Sete Palmeiras, no bairro Vila Embratel.

No Recife, Pernambuco, o Centro Histórico abre as portas da Torre Malakoff para o Afro PE – Vozes Ancestrais, a partir das 15h, com programação totalmente gratuita. O evento contará com debates, gastronomia de terreiro e apresentações culturais, incluindo o Maracatu Nação Maracambuco e o grupo Bongar, originário da Nação Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

No Rio de Janeiro, as celebrações do Dia da Consciência Negra se estendem por todo o feriado prolongado, com o primeiro Festival Literário da Igualdade Racial do Brasil. O evento, com programação completa disponível no Instagram @vemprofliir, acontece na Central Única das Favelas, em Madureira, na Zona Norte da capital.

São Paulo também oferece uma programação diversificada com o Festival Consciência Negra, que terá shows em Paraisópolis, Cidade Tiradentes e no Centro, com artistas como Pixote, Rodriguinho, Turma do Pagode, Avuá e Simoninha. A agenda completa pode ser encontrada no site spmaiscultura.prefeitura.sp.gov.br.

Em Brasília, a área externa do Museu Nacional da República recebe o evento Consciência Negra 2025, de hoje até o próximo sábado. A programação, que é totalmente gratuita e com ingressos disponíveis na plataforma Sympla, inclui oficinas, bate-papos e shows com grandes nomes da música negra brasileira, como Alexandre Pires, Ludmilla, Timbalada, Mumuzinho e Carlinhos Brown.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE