PUBLICIDADE

Banco da amazônia impulsiona bioeconomia com edital amabio

Banco da Amazônia/Divulgação

Um total de 27 projetos inovadores, distribuídos em cinco estados da Amazônia Legal, foram premiados pelo Edital AMABIO, recebendo um investimento de quase R$ 4 milhões para fomentar a bioeconomia e fortalecer comunidades locais. A iniciativa, resultado de uma cooperação entre Brasil e França, é parte do Programa AMABIO – Financiamento Sustentável e Inclusivo da Bioeconomia Amazônica.

O programa é financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e implementado pela Expertise France, em parceria com o Banco da Amazônia. A cerimônia de premiação, realizada em Manaus, marcou o reconhecimento de projetos que unem inovação, geração de renda e valorização dos saberes tradicionais da floresta.

Carlos Henrique Salvador, superintendente regional de Varejo do Banco da Amazônia, ressaltou o papel da instituição no apoio à bioeconomia regional. Ele destacou que o banco desenvolve diversas ações voltadas para a bioeconomia e a biodiversidade, incentivando a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O Edital Amabio, lançado em junho, atraiu mais de 500 propostas de empreendedores, cooperativas e associações dos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Acre. A distribuição dos projetos selecionados por estado é a seguinte: Pará (8), Amazonas (9), Amapá (6), Maranhão (3) e Acre (1).

Em Manaus, o I Encontro do Edital AMABIO reuniu representantes dos projetos selecionados para alinhar a execução das iniciativas. Edane Acioli, coordenadora do programa pela AFD, enfatizou a importância do evento para o sucesso da parceria com o Banco da Amazônia.

Entre os projetos premiados está o da Apoena Agroindústria, em Tefé (AM). A iniciativa visa criar uma unidade piloto de beneficiamento do pirarucu, com capacidade inicial de cinco toneladas, utilizando tecnologia social para o aproveitamento integral do peixe. O objetivo é agregar valor ao produto e gerar novas oportunidades econômicas para famílias ribeirinhas.

Onésimo Maurilo, líder da Apoena Agroindústria, enfatizou a importância do apoio do AMABIO e do Banco da Amazônia para a consolidação do projeto. Ele expressou gratidão pela oportunidade e destacou o papel do Banco da Amazônia como um banco de investimento e desenvolvimento.

Fonte: brasil61.com

Leia mais

PUBLICIDADE