A Prefeitura de Rio Branco (AC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), lançou o edital para o aguardado Prêmio Bacurau de Direitos Humanos – Edição 2025. Este prêmio prestigia o trabalho exemplar de agentes públicos e civis que se dedicam à promoção e defesa dos direitos humanos, tanto em instituições públicas quanto em entidades civis.
Instituído pelo Decreto nº 1.780/2019, o Prêmio Bacurau de Direitos Humanos tem como objetivo reconhecer e homenagear aqueles que, com seu esforço, elevam a cultura de paz e o respeito às diferenças em Rio Branco (AC). A inspiração para o nome do prêmio vem de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, um ativista incansável na área de direitos humanos. Diagnosticado com hanseníase ainda na infância, Bacurau transformou sua luta pessoal em uma vida dedicada a causas sociais, sendo um dos fundadores do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e recebendo reconhecimento internacional por suas iniciativas.
A edição de 2025 premiará três pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na promoção e defesa dos Direitos Humanos em Rio Branco (AC). O processo de seleção envolve inscrição direta ou indicação por parte da sociedade civil, conselhos de direitos, órgãos governamentais e membros da comissão organizadora. As experiências apresentadas pelos candidatos devem demonstrar um amplo espectro de atuação na área dos Direitos Humanos.
As inscrições e indicações podem ser realizadas até o dia 10 de dezembro de 2025, através do formulário eletrônico disponível em: (https://forms.gle/U9nSkJnMiRXK3Zo99). A solenidade de premiação está marcada para o dia 16 de dezembro de 2025, no Auditório da Reitoria do Instituto Federal do Acre (IFAC).
De acordo com Suhellen Farias, Diretora de Direitos Humanos da SASDH e Presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos – Edição 2025, “A realização do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos é um compromisso da gestão municipal com a memória e valorização de todas as pessoas e entidades que promovem e defendem os direitos humanos diariamente em Rio Branco-AC”.
Para mais informações sobre o Prêmio Bacurau de Direitos Humanos – Edição 2025, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Direitos Humanos da SASDH, localizada na Rua do Aviário, 972 – 1º andar, Bairro Aviário, Rio Branco-AC. CEP: 69.900-854. O telefone para contato é (68) 3212-7365, e os endereços eletrônicos são: direitoshumanos.sasdhrb@gmail.com e premiobacurau@gmail.com.
Dicas para Promover e Defender os Direitos Humanos:
1. Eduque-se e conscientize: Informe-se sobre os direitos humanos e compartilhe esse conhecimento com sua comunidade. Quanto mais pessoas estiverem cientes de seus direitos, mais fácil será defendê-los.
2. Denuncie violações: Não se cale diante de violações dos direitos humanos. Denuncie casos de discriminação, violência e outras formas de abuso às autoridades competentes.
3. Apoie organizações de direitos humanos: Contribua com ONGs e outras organizações que trabalham na defesa dos direitos humanos. Seu apoio financeiro ou voluntário pode fazer a diferença.
4. Promova a inclusão e a diversidade: Combata o preconceito e a discriminação, promovendo a inclusão de todos os grupos sociais. A diversidade é um valor fundamental para uma sociedade justa e igualitária.
5. Participe de movimentos sociais: Engaje-se em movimentos que lutam por direitos humanos, como o movimento negro, o movimento feminista e o movimento LGBTQIA+. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e igualitário.
Fique por dentro de mais notícias e informações relevantes sobre a Amazônia Legal e o Brasil no portal SETENTRIONAL.COM. Sua fonte de notícias confiável e otimizada para você!
