Belém (PA) foi palco da final nacional da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), onde estudantes de todo o Brasil apresentaram soluções inovadoras para problemas em suas comunidades. O evento, promovido pelo Sebrae, consagrou equipes de nove estados e do Distrito Federal, com destaque para o Pará, que conquistou o segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto EcoManguita, da Escola Estadual João Carlos Batista, de Ananindeua (PA).
A equipe paraense desenvolveu um sabão 100% biodegradável, utilizando casca de manga e óleo de cozinha usado, transformando resíduos orgânicos em uma alternativa sustentável aos produtos químicos convencionais. A iniciativa EcoSabão Jovem surgiu há dois anos e ganhou força com o apoio do Sebrae no Pará, que ofereceu oficinas para transformar a ideia em realidade.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, ressaltou a importância da premiação para estimular o empreendedorismo entre os estudantes e encontrar soluções para problemas locais. “O nosso principal objetivo é cada vez mais colocar à luz da educação a importância do empreendedorismo, que traz muitas soluções para a comunidade por meio das escolas”, afirmou Magno.
A professora Brenda Costa, orientadora da equipe EcoSabão Jovem, destacou o olhar crítico dos alunos sobre os problemas ambientais do bairro do 40 Horas, em Ananindeua (PA), como o ponto de partida para o projeto. A produção do sabão ecológico surgiu dessa vivência e ganhou força com o apoio de uma equipe de professores.
Além da equipe EcoSabão Jovem, outros dois projetos paraenses também participaram da final do DLJ, com foco na redução do descarte irregular de entulhos e na promoção do empreendedorismo jovem com a produção de biojoias a partir de materiais naturais.
O Desafio Liga Jovem é a maior competição estudantil de empreendedorismo de impacto social e ambiental do Brasil. A edição atual registrou um recorde de 62.276 estudantes inscritos e mais de 5 mil projetos. No Pará, foram 1.358 inscritos e 141 instituições de ensino participantes.
Os finalistas do DLJ receberam vale-compras e a viagem para Belém (PA). Os vencedores nacionais de cada categoria ganharam prêmios como viagem internacional, notebooks e smartphones.
Vencedores da Final do DLJ 2023:
Ensino Fundamental
1° lugar: Pernambuco – Bioplacas de casca de mariscos
2° lugar: Alagoas – HeroWatch – O Relógio Inteligente que une Tecnologia e Inclusão
3° lugar: Bahia – Pastilhas Impactus
Ensino Médio/Técnico
1° lugar: Rio Grande do Norte – Pesqueiro sustentável para pesca da lagosta
2º lugar: Pará – EcoSabão Jovem – EcoManguita
3º lugar: Amazonas – Dental Eco Malva
Ensino Superior
1° lugar: São Paulo – Sintoniza – Música acessível para surdos e neuro divergentes
2° lugar: Mato Grosso – Eco-Plant – Sustentabilidade que Cria Raízes
3° lugar: Distrito Federal – Honesta
Honra ao Mérito:
Fundamental – Paraíba: Meu Futuro Agora
Médio e Técnico – Rondônia: Conecta Raízes
Superior – Paraná: Projeto Asther UEM
5 Dicas para Desenvolver Projetos de Impacto Social e Ambiental:
1. Identifique um Problema: Observe sua comunidade e identifique um problema que precisa de solução.
2. Busque Soluções Criativas: Pense fora da caixa e explore soluções inovadoras e sustentáveis.
3. Envolva a Comunidade: O sucesso de um projeto depende do engajamento da comunidade local.
4. Busque Apoio: Procure por mentores, professores e instituições que possam oferecer apoio e recursos.
5. Coloque a Mão na Massa: Não tenha medo de experimentar, aprender com os erros e ajustar o projeto ao longo do caminho.
A premiação do Desafio Liga Jovem demonstra o potencial dos jovens brasileiros para transformar suas comunidades e o mundo. O projeto EcoManguita, da equipe paraense, é um exemplo inspirador de como a criatividade e o empreendedorismo podem gerar soluções sustentáveis e impactar positivamente a sociedade.
Acompanhe mais notícias sobre empreendedorismo e inovação na Amazônia Legal em (https://setentrional.com/).
