PUBLICIDADE

Pará Celebra Redução de 57,45% nos crimes violentos em novembro

João Silvestri

O estado do Pará comemora uma significativa redução de 57,45% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no mês de novembro, um marco importante na segurança pública. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou os dados, que abrangem homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e feminicídios. Este resultado positivo representa a preservação de 2.095 vidas em todo o estado, quando comparado com o ano de 2018.

De acordo com a Segup, a queda nos índices de criminalidade é resultado de um trabalho integrado entre as forças de segurança, aliado a um eficiente trabalho de inteligência e investigação, além dos investimentos em segurança realizados pelo Governo do Estado.

“Nós tivemos o melhor mês de novembro de toda a série histórica, e ainda, o terceiro melhor mês de toda a série histórica, desde 2010, com o registro de 140 CVLIs em todo o Estado, e se comparado ao ano passado, tivemos uma redução de 14,63%. Quando comparamos com 2018, que registrou 329 CVLIs, desta forma podemos perceber o quanto evoluímos no combate à criminalidade. Esses números são ainda mais impactantes quando falamos nos onze meses do ano, que comparado ao mesmo período de 2018 conseguimos preservar mais de 2 mil vidas. Isso nos mostra que as estratégias utilizadas pelas forças de segurança para o enfrentamento da criminalidade no Estado vêm dando resultados muito positivos”, afirmou Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

Os investimentos em segurança, como o aumento do efetivo policial, novas viaturas, equipamentos, armamentos e qualificações, têm reforçado as ações de segurança e contribuído para a redução da criminalidade.

Em números absolutos, novembro de 2025 registrou 140 casos de CVLI, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 164 casos, indicando uma redução de 14,63%. Em comparação com 2018, que registrou 329 ocorrências, a redução é de 57,45%. Os números correspondem ao período de 1º a 30 de novembro, marcando o melhor mês de novembro na linha histórica desde 2010.

Nos onze meses de 2025, a redução acumulada foi de 55,61% em relação ao mesmo período de 2018, com 1.672 casos de CVLI em 2025 contra 3.767 casos em 2018.

O Pará tem priorizado a redução da criminalidade e a valorização da segurança pública nos últimos anos. Dados da Cartografia da Violência, publicada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o estado está entre os que mais reduziram o número de mortes violentas desde 2022. Em 2022, foram registradas 3.018 mortes violentas, enquanto em 2024 esse número caiu para 2.560, diminuindo a taxa de 35,2 mortes por 100 mil habitantes para 29,5.

Houve uma redução de 7,3% em relação aos anos de 2023/2024. Os números coletados são baseados na metodologia do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que utiliza dados de Mortes Violentas Intencionais (MVI).

Dicas para aumentar a segurança em sua comunidade:

1. Participe de iniciativas de segurança: Envolva-se em programas de vigilância comunitária e grupos de segurança do bairro.
2. Mantenha a comunicação: Utilize grupos de mensagens ou redes sociais para compartilhar informações e alertas sobre atividades suspeitas.
3. Iluminação: Melhore a iluminação pública e residencial, pois áreas bem iluminadas dissuadem criminosos.
4. Segurança residencial: Invista em sistemas de segurança como alarmes, câmeras e fechaduras reforçadas.
5. Denuncie: Não hesite em denunciar qualquer atividade suspeita às autoridades policiais.

Acompanhe mais notícias e informações relevantes sobre a segurança no Pará e na Amazônia Legal em (http://SETENTRIONAL.COM).

Fonte: https://noticiamarajo.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE