Estudantes da região metropolitana de Belém, que engloba as cidades de Ananindeua e Marituba, estão em reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A aplicação das provas, excepcionalmente, ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nessas localidades, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) na capital paraense.
Apesar do adiamento em relação ao restante do país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assegura que o nível de dificuldade do exame será o mesmo. Além disso, o tema da redação será inédito e corrigido seguindo os mesmos critérios da prova regular, garantindo a equivalência das notas.
A prorrogação do prazo tem sido vista como uma oportunidade para intensificar os estudos. Joana Gonçalvez, de 67 anos, dona de casa e aluna de um cursinho pré-vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA), compartilha seu entusiasmo: “Tive que cuidar de filhos, depois vieram os netos. Agora tenho tempo e vou concretizar meu sonho de estudar, de cursar uma universidade”. Joana almeja uma vaga em Terapia Ocupacional.
Alberto Filho, vigilante, também é aluno do mesmo cursinho e retornou aos estudos após 30 anos. Ele destaca a importância da atualização em diversas áreas do conhecimento: “É uma forma de ter novos conhecimentos que nunca tive, aula de redação, história, filosofia, física, matemática”.
De acordo com o Inep, a ordem das provas será mantida, com a aplicação de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Redação no dia 30 de novembro. No dia 7 de dezembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
Enquanto os candidatos da Grande Belém se preparam, os demais estudantes do Pará já realizaram o exame nos dias 9 e 16 de novembro, em 141 cidades do estado, mobilizando cerca de 200 mil inscritos.
Como Conferir o Local de Prova
O cartão de confirmação de inscrição, disponibilizado pelo Inep, é um documento essencial para o candidato, pois contém informações como o número de inscrição, data, horário e local de prova.
Para acessar o cartão, siga estes passos:
1. Acesse a página do participante: (http://enem.inep.gov.br/participante).
2. Utilize o login gov.br, informando seu CPF e senha.
Embora a apresentação do cartão de confirmação não seja obrigatória, o Inep recomenda que o candidato o imprima e leve consigo para facilitar a consulta das informações.
Dicas Valiosas para o Dia da Prova
Após consultar o cartão de confirmação, siga estas dicas:
1. Pesquise o endereço do seu local de prova.
2. Verifique a distância e o tempo de deslocamento.
3. Se possível, simule o percurso em um domingo para se familiarizar com o trânsito e o transporte público.
Horários e o Que Levar
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova (1º dia): 19h
Término da prova (2º dia): 18h30
O que levar:
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais são aceitos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais).
Caneta esferográfica transparente com tinta preta (leve pelo menos duas).
Cartão de confirmação de inscrição.
Lanche e água em garrafa transparente sem rótulo.
5 Dicas Essenciais para o Sucesso no Enem
1. Organize um cronograma de estudos: Divida as matérias por dia e defina horários específicos para cada disciplina.
2. Resolva provas anteriores: Familiarize-se com o formato da prova e pratique a resolução de questões.
3. Cuide da saúde física e mental: Tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e reserve tempo para o lazer.
4. Domine a redação: Treine a escrita de diferentes tipos de texto e fique atento aos temas da atualidade.
5. Mantenha a calma: No dia da prova, respire fundo, leia as questões com atenção e confie no seu potencial.
O SETENTRIONAL.COM deseja a todos os estudantes da Amazônia Legal uma excelente prova! Acreditamos no poder da educação para transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Acompanhe nossas notícias e prepare-se com a gente para o Enem e outros desafios!
Fonte: https://g1.globo.com
