O governador do Pará, Helder Barbalho, marcou presença na En-Zone, espaço dedicado ao empreendedorismo do Sebrae no estado, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). A visita ocorreu na noite de sexta-feira (21), no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro I, e contou com a presença da primeira-dama, Daniela Barbalho, sendo recebidos pelo diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
Durante a visita, Helder Barbalho enfatizou a preparação da cidade para a COP30 e ressaltou a relevância do Sebrae/PA no fortalecimento dos empreendedores paraenses. “Belém inova ao criar diversos espaços para prestigiar os empreendedores individuais, as pequenas operações econômicas. Esta é a base da economia do nosso Estado e do Brasil, portanto, conectar estas atividades econômicas à agenda da sustentabilidade é conectar a realidade da economia do nosso país”, declarou o governador.
Barbalho também prestigiou o desfile “En-Zone COP 30 – Biomas em Movimento” e interagiu com empreendedores que possuem restaurantes instalados na En-Zone. “Através do Sebrae e da agenda do empreendedorismo nós podemos chegar em cada canto desse Estado, cada canto do Brasil. Parabéns pela extraordinária iniciativa de aqui potencializar o empreendedorismo conectado com a cultura, com a diversidade dos povos da floresta”, complementou.
Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA, destacou o papel da instituição no fomento de negócios, apoio aos empreendedores, treinamento e representação, além da abertura de mercado. “O papel do Sebrae é esse: fomentar negócios, cuidar de empreendedores, treinar e representar essas pessoas, abrir mercado para elas. Tudo isso foi feito para que a En-Zone acontecesse. Isso foi feito para fortalecer e mostrar o papel desse empreendedor num cenário internacional como foi esse que vivemos, com 57 mil pessoas que vieram de fora conhecer o nosso território”, afirmou.
Magno também celebrou os resultados alcançados e as conexões estabelecidas pelos empreendedores apoiados. “Após qualquer investimento grande do Sebrae/PA, como esse que fizemos, no nosso planejamento também tem o pós-processo, os negócios que vão acontecer depois. De negócios diretos nós fizemos R$ 1,5 milhão. É muito difícil a gente conseguir mensurar, nesse tipo de negócio internacional, onde a gente recebeu mais de 100 mil pessoas, quais são os negócios futuros, mas nós temos certeza que existem”, revelou.
A En-Zone foi concretizada pelo Sebrae/PA com a parceria de conectividade da Claro Empresas, o patrocínio da Hydro e do Sicredi, e o apoio institucional da Prefeitura de Belém, do Governo do Pará e do Governo Federal.
Fonte: pa.agenciasebrae.com.br
