Macapá está reforçando as ações de saúde voltadas aos homens durante o Novembro Azul, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Prefeitura intensificou os atendimentos na rede municipal, seguindo os critérios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
O Brasil se destaca como o único país da América Latina com uma política específica para a saúde masculina, e Macapá integra esses princípios nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.
Luís Carlos Duarte, 41 anos, ao buscar atendimento odontológico na UBS Cláudio Leão, enfatizou a importância do cuidado com a saúde masculina, destacando a facilidade de acesso aos serviços na UBS próxima de sua casa.
Os serviços da atenção primária destinados aos homens estão disponíveis em todas as UBSs da capital. O pré-natal do parceiro, que incentiva a participação masculina na gestação, é oferecido em todas as unidades. Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites são realizados diariamente em toda a rede, com acompanhamento integral da saúde sexual e reprodutiva.
O exame de PSA, importante para a avaliação da próstata, está disponível em diversas UBSs, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para homens a partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata.
As coletas de PSA são realizadas nas UBSs Congós, Coração, Lélio Silva, Pedro Barros, Macapaba, Raimundo Hozanan, Pantanal, Marabaixo, Cláudio Leão, Perpétuo Socorro, São Pedro e BR-210.
Adicionalmente, o ultrassom da próstata está disponível no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e nas UBSs Macapaba e Coração.
A gestão municipal reforça que a adesão aos serviços de saúde é essencial para o diagnóstico precoce e a redução de complicações de doenças comuns entre os homens.
Fonte: agencia.macapa.ap.gov.br
