O feriado nacional em celebração ao Dia da Consciência Negra, na quinta-feira (20), provocará mudanças nos horários de funcionamento de diversos serviços públicos estaduais. O governo informou que apenas as unidades consideradas essenciais, operando em regime de plantão, como as áreas de segurança pública e saúde, manterão o atendimento à população.
As unidades do Ganha Tempo estarão fechadas durante o feriado, com o atendimento ao público sendo retomado em todas as unidades na sexta-feira (21).
Na área da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que a sede administrativa, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo não terão expediente no feriado. O Laboratório Central do Estado (Lacen) funcionará em regime de plantão. A rede hospitalar estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplantes manterão o funcionamento normal.
As unidades administradas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), incluindo o Centro Estadual de Cidadania, permanecerão fechadas no dia 20, com o retorno do atendimento previsto para sexta-feira (21).
A sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e suas demais unidades administrativas também não funcionarão durante o feriado, retomando as atividades na sexta-feira (21). No entanto, os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto Médico Legal (IML), a Politec, a Central de Flagrantes do Verdão, a Central de Ocorrências de Cuiabá e a Central de Flagrantes de Várzea Grande continuarão operando normalmente, registrando boletins de ocorrência e realizando procedimentos de flagrante. As delegacias especializadas da DHPP, Deletran e Derfva funcionarão em regime de plantão.
A Polícia Civil ressalta que Cuiabá dispõe de um Plantão de Atendimento para casos de violência doméstica e sexual, com funcionamento 24 horas, destinado ao atendimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência na capital.
Fonte: g1.globo.com
