PUBLICIDADE

Acre debate segurança alimentar e apoia agricultura sustentável na amazônia durante a cop30

Noticias do Acre

Durante a COP30, que está sendo realizada em Belém, no Pará, o estado do Acre marcou presença em um painel de discussão sobre “Assistência Técnica e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia Brasileira”. O evento foi promovido pelo Consórcio da Amazônia Legal (CAL), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

O painel ocorreu no Hub Amazônia, espaço do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, situado na Zona Verde da COP30. O evento reuniu especialistas e representantes de diversos setores para debater estratégias e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional na região amazônica.

Entre os participantes do painel, estiveram a diretora executiva do CAL, Vanessa Duarte, o consultor da Coordenação Regional Sul do IICA, Caio Rocha, o secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo Batista, e o presidente da Asbraer, Otávio Martins. A moderação do debate ficou a cargo do secretário adjunto da Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri), Edivan Azevedo.

O secretário adjunto Edivan Azevedo ressaltou a importância de garantir a segurança nutricional para todos, através do desenvolvimento e produção nas regiões, com foco em tecnologia acessível para produzir alimentos de qualidade, preservando o meio ambiente.

Durante o painel, foram discutidas temáticas cruciais para a construção de políticas públicas eficazes para a Amazônia. Os debates se concentraram em um diagnóstico da oferta de assistência técnica rural e das condições de segurança alimentar e nutricional das populações que habitam o território. Além disso, foram analisados os desafios e oportunidades para fortalecer esses dois pilares, considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.

Vanessa Duarte, diretora executiva do CAL, destacou a importância de unir desenvolvimento sustentável e produção agrícola, com foco na segurança alimentar. Segundo ela, este é um momento crucial para proteger a saúde da população e, ao mesmo tempo, impulsionar o desenvolvimento das regiões.

Durante o evento, também foi apresentada a carta de apoio do CAL às propostas do Fórum Brasileiro da Agricultura Tropical para a COP30, demonstrando o alinhamento com a agenda de ação climática global.

Ao final do painel, o secretário adjunto da Seagri presenteou os painelistas com a farinha de Cruzeiro do Sul, produto que garantiu ao município acreano o título de Capital Nacional da Farinha de Mandioca.

O evento reforçou o compromisso do Acre e de outros estados da Amazônia Legal com a promoção do desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a agricultura tropical como soluções estratégicas para os desafios climáticos e energéticos.

Fonte: agencia.ac.gov.br

Leia mais

PUBLICIDADE