O podcast “VideBula”, produzido pela Radioagência Nacional, conquistou o terceiro lugar na categoria “Saúde e Bem-Estar” do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil 2025. A produção se destaca por abordar temas de saúde e direitos de forma acessível e descontraída, através de conversas com especialistas. A pauta abrange desde questões de acessibilidade e diagnóstico até tratamentos e benefícios sociais.
O programa é idealizado e produzido pelas jornalistas da EBC, Raíssa Saraiva e Patrícia Serrão, ambas vivendo com doenças raras. Para Patrícia, essa vivência é fundamental para o enfoque inovador do podcast. Ela expressou sua honra e a de Raíssa pelo reconhecimento, ressaltando a importância de dar voz e visibilidade à perspectiva de pessoas com deficiência e doenças invisíveis. Patrícia, diagnosticada com síndrome de Ehlers-Danlos, e Raíssa, que vive com esclerose múltipla, unem suas experiências para produzir um conteúdo relevante e inclusivo, ouvindo a comunidade rara.
Lançado em abril de 2025, o programa é publicado semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada foi ao ar até 2 de dezembro, e nesse período, a resposta dos ouvintes evidenciou a importância da representatividade. Raíssa enfatizou que o reconhecimento demonstra a necessidade de dar voz a pessoas com deficiência, doenças raras e neurodivergentes. Os feedbacks positivos recebidos ao longo do primeiro ano mostram a relevância da representatividade e da máxima “nada sobre nós sem nós”.
Patrícia expressou o desejo de que o programa continue e que consigam fazer episódios cada vez mais inclusivos. Ela espera que o crescimento e o trabalho do “VideBula” possam ter continuidade no próximo ano.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (17), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Nesta segunda edição do prêmio, foram 527 inscritos em 28 categorias, e os vencedores foram escolhidos por voto popular. Todos os episódios do “VideBula” estão disponíveis no site da Radioagência Nacional e nas principais plataformas de áudio.
O “VideBula” já havia se destacado anteriormente, recebendo o Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar, além de figurar no Top 3 + Admirados na categoria Áudio.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
