Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava embarcar para fora do Brasil. A detenção ocorreu nesta terça-feira e Vorcaro está sob custódia na Superintendência da PF, na capital paulista.
A prisão é parte da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de investigar e combater a emissão de títulos de crédito fraudulentos por instituições financeiras que operam no Sistema Financeiro Nacional. A operação cumpre mandados em cinco estados e no Distrito Federal.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão em localidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações que culminaram na operação tiveram início em 2024, após solicitação do Ministério Público Federal para apurar a suspeita de criação de carteiras de crédito falsas por uma instituição financeira. Os títulos, segundo a investigação, teriam sido vendidos a outro banco. Posteriormente, após fiscalização do Banco Central, esses ativos teriam sido substituídos por outros sem a devida avaliação técnica.
A prisão de Vorcaro aconteceu um dia após o anúncio da aquisição do Banco Master pela Fictor Holding Financeira.
Até o momento, não houve manifestação da defesa de Daniel Vorcaro. O espaço permanece aberto para que sua defesa apresente um posicionamento sobre o caso.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
