Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem marcar na agenda: o gabarito oficial das questões objetivas da primeira etapa será divulgado na quinta-feira, dia 13. A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação.
A divulgação antecipa o prazo previsto no edital de abertura do Enem 2025, que indicava a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até 28 de novembro.
No primeiro dia de provas, realizado no domingo (9), os cerca de 3,51 milhões de inscritos responderam a 90 questões, divididas entre linguagens e ciências humanas, além da redação. O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas em 1.805 municípios em todo o país.
O segundo dia de provas está agendado para o próximo domingo (16). Os candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física).
O prazo para solicitar a reaplicação das provas, para candidatos afetados por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília). As solicitações deverão ser feitas pela Página do Participante, no portal do Inep, com acesso pela plataforma Gov.br.
Para os participantes dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) em Belém.
A reaplicação das provas está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro. A data de divulgação dos resultados finais está prevista para janeiro de 2026, mas ainda será confirmada pelo Inep. O resultado do Enem para treineiros será liberado cerca de 60 dias após a divulgação do resultado geral, na Página do Participante.
O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado como principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado para a conclusão do ensino médio. Para obter a certificação, estudantes maiores de 18 anos precisam atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
