O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma taxa de abstenção de 27%, índice similar ao registrado no ano anterior, quando 26,6% dos inscritos não compareceram. Apesar da semelhança com 2024, o número representa uma melhora em relação aos anos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
O Ministro da Educação, Camilo Santana, comentou sobre os dados. “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, disse. Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam aptos a realizar o exame.
Durante a aplicação das provas, 3.240 participantes foram eliminados por diversas irregularidades, incluindo o descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos não permitidos, ausentar-se do local de prova fora do horário estabelecido, porte de equipamentos eletrônicos e a retirada do caderno de questões antes do tempo mínimo determinado.
A divulgação do gabarito oficial do primeiro dia de provas está prevista para a próxima quinta-feira (13). O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com o apoio de mais de 300 mil pessoas.
Neste primeiro dia, os candidatos responderam a questões de múltipla escolha abrangendo áreas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A prova foi composta por 90 questões e a redação.
O tema da redação, que abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira, foi defendido pelo ministro. “Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, afirmou Santana. Professores destacaram que o tema é relevante para promover debates sobre questões como violações de direitos e etarismo.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, classificou a prova como “linda” e “maravilhosa”, ressaltando a relevância do exame para a avaliação da conclusão da educação básica no país.
Os candidatos que necessitarem solicitar a reaplicação do exame terão a oportunidade nos dias 16 e 17 de dezembro. Essa possibilidade é válida para estudantes de cidades atingidas por desastres naturais, como o tornado que afetou municípios paranaenses.
O segundo dia de provas está agendado para o próximo domingo (16), quando os participantes serão avaliados em ciências da natureza e matemática.
O Enem é uma ferramenta fundamental para o acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção em universidades públicas e como requisito para programas de bolsas e financiamento estudantil em instituições privadas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
