PUBLICIDADE

Brasil e indonésia unem forças em parceria estratégica promissora

© Ricardo Stuckert/PR

Brasil e Indonésia sinalizam um futuro de cooperação reforçada ao divulgarem um comunicado conjunto, nesta quinta-feira, detalhando o progresso de sua parceria estratégica. O documento foi divulgado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Indonésia, marcando um importante passo nas relações bilaterais.

O comunicado enfatiza o alinhamento de interesses entre os dois países e identifica diversas áreas de colaboração com potencial estratégico significativo. Ambos os países reiteram o compromisso com a reforma da governança, paz e segurança internacionais, além de fortalecer iniciativas existentes.

Brasil e Indonésia reconhecem o potencial inexplorado da cooperação econômica e empresarial em diversos setores, incluindo agronegócio, defesa, mineração, energia, saúde e turismo. A sinergia entre os dois países também se estende para as áreas de transições energéticas, biocombustíveis e o combate a organizações criminosas.

O documento destaca ainda a importância da aproximação entre os blocos econômicos dos quais cada país participa e a promoção da cooperação Sul-Sul, com o objetivo de construir uma ordem internacional mais justa e inclusiva, baseada no direito internacional.

A parceria entre Brasil e Indonésia, impulsionada por sinergias e complementaridades, apresenta um vasto potencial nos setores empresarial e acadêmico. As áreas de educação, ciência, tecnologia, inovação, agricultura, meio ambiente e diversidade são apontadas como prioritárias para o desenvolvimento conjunto.

A preocupação compartilhada com as mudanças climáticas, a preservação dos oceanos e das florestas tropicais é evidente no comunicado, assim como a importância da pesquisa e tecnologia espacial, do desenvolvimento sustentável e das energias limpas e renováveis.

Como membros fundadores da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, Brasil e Indonésia reafirmam seu compromisso em enfrentar esses desafios por meio da cooperação multilateral. Ambos os países reconhecem que a segurança alimentar e nutricional é fundamental para a estabilidade e a resiliência nacionais.

O apoio à Declaração de Lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), a ser adotada na Cúpula do Clima de Belém, demonstra o compromisso de ambos os países com a preservação ambiental.

Brasil e Indonésia defendem uma reforma urgente e abrangente das instituições de governança global, buscando ampliar a representatividade do Sul Global e de regiões sub-representadas, com foco específico no Conselho de Segurança da ONU.

O comunicado também demonstra satisfação com o processo de cessar-fogo em Gaza, encarado como um primeiro passo para o fim do conflito, o acesso livre à ajuda humanitária e o início imediato da reconstrução. A solução para a região, tanto para a Indonésia quanto para o Brasil, passa pela existência de dois Estados.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE