PUBLICIDADE

Inovação nos Cocais: Plano de Ação Impulsiona Desenvolvimento Regional

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Caxias (MA) se tornou palco do lançamento do Plano de Ação do Ecossistema Local de Inovação dos Cocais (ELI Cocais) nesta quinta-feira (4). A iniciativa, liderada pelo Sebrae, através de sua unidade de negócios em Caxias, em colaboração com instituições públicas, privadas, acadêmicas e representantes da sociedade civil, marca uma nova fase de implementação do ecossistema, após um período de diagnóstico.

O Plano de Ação 2026 reafirma o compromisso do ELI Cocais com a criação de um ambiente propício à inovação, ao aumento da competitividade e ao desenvolvimento sustentável da região. De acordo com o professor Luís Fernando Maia, “Este momento é crucial, pois estamos concluindo mais uma etapa na construção do ecossistema local de inovação da nossa região. Estamos trabalhando com o apoio do Sebrae e esperamos que todo o planejamento proposto seja executado. Estou feliz em participar desse processo, contribuindo, junto com outros atores de inovação, para o fortalecimento e estruturação desse ecossistema”.

Detalhes do Plano de Ação

A metodologia ELI, utilizada na elaboração do plano, envolveu cinco workshops focados no mapeamento de atores, diagnóstico de recursos, definição de setores prioritários, formulação de objetivos estratégicos e criação de ações com metas, prazos e responsáveis definidos. Ao final, foram estabelecidos três eixos prioritários: Turismo, Educação & Tecnologia e Agro, considerando sua relevância socioeconômica e potencial de impacto no território.

No eixo “Educação & Tecnologia”, o plano propõe a implementação de cursos técnicos em tecnologias emergentes, o fomento da educação empreendedora, a realização de workshops e a criação de mecanismos de monitoramento. Já no eixo “Turismo”, destaca-se a qualificação do setor, a expansão do Cadastur regional e o estímulo ao surgimento de startups voltadas para o setor. No eixo “Agro”, as principais ações propostas incluem o mapeamento de negócios inovadores, a oferta de oficinas tecnológicas e o fortalecimento das capacidades produtivas do agronegócio local.

De forma transversal, o plano contempla ações como eventos de conexão, rodadas de negócios, hackathons, integração com instituições de ensino, articulação com o Hub Senai São Luís e ampliação da governança com base na quádrupla hélice (academia, governo, empresas e sociedade civil).

Segundo o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro, “O propósito da metodologia é integrar cada vez mais os principais atores de Caxias e Timon e desenvolver ações que vão fomentar e desenvolver a inovação, a tecnologia e o surgimento de negócios inovadores em nossa região. O plano de ação apresentado vai consolidar diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do território”.

A implementação das ações está prevista para iniciar em janeiro de 2026, com a atualização do mapa de atores e a validação do plano em reunião virtual complementar, seguindo as recomendações do manual de implementação do ELI.

5 Dicas para Impulsionar a Inovação em sua Região:

1. Invista em Educação e Capacitação: Ofereça cursos e workshops sobre tecnologias emergentes e empreendedorismo para preparar a população para os desafios do futuro.
2. Crie um Ambiente Favorável: Incentive a criação de startups e negócios inovadores, oferecendo apoio financeiro, mentorias e espaços de coworking.
3. Promova a Colaboração: Facilite a interação entre empresas, universidades, governo e sociedade civil para gerar novas ideias e soluções.
4. Apoie o Desenvolvimento do Turismo: Invista na qualificação do setor turístico e na criação de produtos e serviços inovadores que atraiam visitantes e gerem renda.
5. Fortaleça o Agronegócio: Ofereça apoio técnico e financeiro aos produtores rurais, incentive a adoção de tecnologias sustentáveis e promova a comercialização de produtos locais.

Acompanhe mais notícias e iniciativas de desenvolvimento regional em Setentrional.com. Juntos, podemos construir um futuro mais inovador e próspero para a Amazônia Legal.
(https://setentrional.com/)
Categorias: Maranhão, Economia, Inovação, Caxias (MA), Timon (MA).

Fonte: https://ma.agenciasebrae.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE